05/08/2017

PRIMEIRO SEMESTRE: FACULDADE DE JORNALISMO

Olá, pessoas! Tudo bom? Bom, como vocês podem ver no meu perfil ao lado, eu serei uma futura jornalista e publicitária (sim, quero ser de tudo um pouco haha) e nesse post eu contarei para vocês um pouco sobre como foi o meu primeiro semestre na faculdade de Jornalismo.

Eu sou bolsista em uma faculdade de comunicação de São Paulo (ESAMC) e estudo Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Por ser essa modalidade, esse primeiro ano é básico para todos os cursos do eixo de comunicação, isso inclui Moda, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design e claro, Jornalismo. Sim, na minha sala tem pessoas de todos esses cursos, o que é muito bacana, pois me fez ter uma visão melhor de outras profissões que eu nunca imaginaria gostar e acabei me encantando e admirando ainda mais o trabalho de seus profissionais.

primeiro semestre da faculdade de jornalismo
Primeiro semestre da faculdade de Jornalismo

Como é a grade curricular da faculdade de Jornalismo?

A grade curricular também é bem básica nesse primeiro ano e a única matéria que eu tinha mais específica para Jornalismo mesmo era Teoria da Comunicação I, que por sinal, era uma das minhas favoritas. Nela aprendíamos as teorias básicas, como a Teoria Hipodérmica, a Crítica e outros estudos que são importantes para os dias de hoje, já que são usados com muita frequência nos meios de comunicação atuais.

A maioria das disciplinas me surpreenderam muito. Marketing, que eu achava que seria super chata, acabou sendo a minha favorita. Aliás, eu me vejo muito trabalhando nesta área, até por isso que eu pretendo fazer Publicidade assim que terminar Jornalismo. Língua Portuguesa também era meu amorzinho, aliás, sempre foi. Ambas as matérias já estão me ajudando muito no dia a dia, imagina na minha carreira!

Outra disciplina que eu amei foi Legislação em Comunicação. É tão bacana aprender quais são os seus direitos e deveres como consumidor e como comunicador. Acho que todos os cursos deveriam ter essa matéria haha. Psicologia eu gostei muito também, principalmente de aprender sobre os mecanismos de defesa estudados por Freud. Queria muito ter Psicologia II, mas infelizmente, na minha faculdade, as aulas pararam no primeiro semestre mesmo.

Mas, como nem tudo são flores, tiveram algumas disciplinas que eu simplesmente me decepcionei muito e uma delas era a que eu considerava uma das minhas favoritas antes de entrar para a faculdade: História da Arte. Não sei, não tive "química" nenhuma com essa matéria. Eu gosto do conteúdo, mas não gostava muito da didática das aulas. Deixei passar batido alguns períodos da arte que eu certamente precisarei revisar no próximo semestre, mas realmente não desceu essa matéria. Uma pena.

materiais de um jornalista
Escrita é o que não vai faltar para quem quer ser um bom jornalista

Também não gostava muito de Gestão de Projetos. Essa é uma disciplina que provavelmente só tem na minha faculdade, já que ela é uma escola superior de negócios e comunicação, o que faz com que a gente tenha algumas matérias relacionadas a esse eixo. Eu achei bacana algumas coisas que aprendi em gestão, como por exemplo, a criar um planejamento de vida para daqui há 10 anos. Mas, no geral, acho que essa matéria poderia ser facilmente substituída por outra.

Sociologia foi muito bacana, pois vimos a sociedade do ponto de vista da comunicação. Pasmem, mas ficamos umas três aulas discutindo sobre os youtubers e seu poder de influência. Se eu amei? Mas amei e muito! Elementos e Técnicas da Comunicação foi bacana também, principalmente para quem era de Jornalismo, já que aprendemos um pouco mais sobre cada uma das áreas de comunicação, o que me surpreendeu bastante, pois pensei que fossemos aprender termos técnicos.

Bom, em resumo, o curso mais me surpreendeu do que decepcionou. Apesar disso, em vários momentos, eu tive vontade de largá-lo sim, mas para fazer Publicidade que se tornou o meu amorzinho. Porém, meu coração de jornalista não me deixou abandonar o curso e eu decidi fazer os dois porque eu sou jovem e livre para fazer quantas faculdades eu quiser haha.


E vocês, cursam o que na faculdade? O que querem cursar? Me respondam nos comentários! E ah, se quiserem saber um pouco mais sobre a faculdade de Jornalismo, é só me perguntar aqui mesmo ou nas redes sociais. Vou adorar respondê-los.

24 comentários:

  1. Amei seu post, acho bem legal essa "mistura" de cursos; além de conhecermos pessoas novas, também conseguimos aprender mais com eles. Parabéns e sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada! Que bom que amou meu post :) E sim, é sempre bacana conviver e aprender com pessoas diferentes de nós.

      Excluir
  2. Sou formada em Jornalismo pela PUC Minas e atualmente curso Pedagogia. Uma das minhas matérias preferidas era Cinema. História dá arte eu também não gostei. Basicamente ver slides de pinturas,rsrsrs. Sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que delícia! Você tinha cinema <3. Infelizmente, eu não terei essa matéria, mas pretendo fazer uma pós com base nisso depois. Obrigada, sucesso para você também.

      Excluir
  3. Adorei o post, bom eu sou apaixonada por língua portuguesa e pretendo fazer faculdade de jornalismo, se Deus quiser entro na faculdade ano que vem 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma para o clube <3. Seja bem vinda, jornalinda! haha

      Excluir
  4. Adorei o post,cheguei a fazer Jornalismo,mas só terminei o 1 semestre e agora estou cursando letras-ingles.
    www . evocandoepifania.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu juro que sempre quis fazer Letras Português-Inglês na faculdade, mas ai conheci melhor Jornalismo e meu coração se apaixonou haha. Boa sorte no curso!

      Excluir
  5. Também estou cursando jornalismo e acabei o primeiro semestre agora, eu to gostando bastante! Suas matérias são diferentes das minhas, percebo essas diferenças nas universidades e acho bem estranho (?). Mas posso falar a verdade? To louco pra me formar já KKKKK
    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu acho que é normal as matérias serem bem diferentes. Jornalismo é um curso muito amplo e tem muito a ser explorado. Sucesso e força para nós hahaha.

      Excluir
  6. Eu sou estudante de Jornalismo (está trancada atualmente, no entanto pretendo voltar), e super me identifiquei com Jornalismo desde o Primeiro dia que pisei na sala de Aula para estudarmos História do Jornalismo, quando cheguei nas técnicas fotográficas então... *O*
    Eu estranhei sua grade curricular do primeiro semestre, bem diferente da minha, a única coisa que ficou um pouco igual, foi português e sociologia. Mas, bom eu acho que deve funcionar diferente de um estado para outro certo?

    Até mais! O/
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vejo a hora de ter essas matérias mais específicas de Jornalismo! Acho que de faculdade para faculdade as matérias já são bem diferentes. Tem uma outra universidade aqui na minha cidade que também oferece esse curso e as matérias são bem diferentes das minhas rs. A ordem também muda um pouquinho.

      Excluir
  7. Eu fiz Sistemas de Informação. Faculdade é algo muito pesado, a cabeça cansa, o corpo cansa, mas enfim uma hora acaba e você realiza o sonho de se formar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Mas acho válido aprendermos a valorizar o caminho também. Podemos ser felizes durante os 5 anos de faculdade haha.

      Excluir
  8. Acho que sua grade é bem diferente da minha haha mas também tive história da arte porém eu gostei, apesar da metodologia do professor não ter sido das melhores.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, didática de professor é uma coisa complicada. Vou ter História da Arte II agora. Espero gostar mais haha.

      Excluir
  9. Eu sou formada em Design de Moda, mas apaixonada por jornalismo. To estudando pra fazer vestibular no fim do ano, pra ver se ano que vem começo minha tão sonhada faculdade! ♥
    Adorei o post, ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que amor! Eu pretendo fazer uma pós em moda haha. Quem sabe não trabalharemos juntas algum dia?

      Excluir
  10. Eu fui ao contrário amei história da arte e não curti Teorias da comunicação hahaha Se prepara para uma relação de amor e ódio com o curso!! Estou no quarto periodo e é uma correria!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, imagino mesmo que exista essa relação de amor e ódio com o curso haha. Às vezes eu me pergunto: o que estou fazendo aqui?? Aí me lembro que a minha grande paixão é escrever e passa hahaha.

      Excluir
  11. Oi
    Uma das faculdades que eu penso em fazer é de jornalismo .Gostei de saber mais sobre a grade de estudo

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Quando fui prestar vestibular pela primeira vez pensei em fazer jornalismo sempre achei um curso bem interessante mas não consegui passar. Já quis muitos outros como Direito, Psicologia, mas me encontrei mesmo foi em Administração. O post ficou incrível. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Também faço Jornalismo, mas já estou quase me formando (na verdade vai ser ano que vem). Quando comecei também fiquei maravilhada com o curso e com a faculdade, mas com o tempo foram surgindo algumas disciplinas que me desanimaram muito.
    Infelizmente o curso de Jornalismo não é só escrever, você também tem que falar na frente da câmera às vezes e até falar no rádio, mas essas disciplinas são boas de um certo modo, afinal nós jornalistas devemos aprender a fazer um pouco de tudo shaushaushahusa

    Pelo que vi, suas matérias no primeiro semestre foram um pouco melhores do que as minhas hsaushusahu eu só tive teoria da comunicação no segundo semestre e sociologia no terceiro.

    Espero que você continue no curso e que continue gostando! E espero que possamos nos encontrar por aí, afinal seremos colegas de profissão!

    Amei seu post <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir

© Toda Programada - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Joyce Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo